quinta-feira, 7 de julho de 2011

Meu pai e eu


P. Por que minha vida é assim? Meu pai não me deixa fazer nada!
J/M/13/SC

Olá J…,
Desculpe ter levado algum tempo para responder sua pergunta. A gente estava organizando o site e agora é que estamos terminando.

Quanto à sua pergunta, veja o que a Bíblia diz: “Escute, meu filho. Aceite o que estou dizendo e você terá uma vida longa. Eu lhe tenho ensinado o caminho da sabedoria e a maneira certa de viver. Se você andar sabiamente, nada atrapalhará o seu caminho, e você não tropeçará quando correr. Lembre-se sempre daquilo que aprendeu. A sua educação é a sua vida; guarde-a bem.” Provérbios 4:10-12

Como você vê, sua pergunta indica que está tudo certo entre você e seu pai. Os dois estão cumprindo o papel que Deus pensou para vocês!

Deus nos fez de um modo que, quando chegamos à adolescência, nada é suficiente mais para nós. Nosso cérebro perde quase metada das células que faziam a gente se sentir feliz, e então precisamos de mais aventuras, mais desafios, coisas novas e interessantes. O problema é que a parte do cérebro que calcula os riscos, os perigos e as consequências futuras ainda não está pronta. Por isso, quando a gente tem 13 anos, tudo parece possível, tudo parece fácil – a gente não vê perigo nem problema em nada. Então Deus nos deu os pais. Eles não tem mais a mesma ousadia que os adolescentes, nem o mesmo pique, ficaram mais cuidadosos, pensam mais nos riscos e se previnem.

Deus planejou assim: Sua função como adolescente é puxar para um lado, a função do seu pai como adulto é puxar para outro. Você quer mais, ele quer menos. Você quer “o aqui e agora”, ele pensa no futuro. Você quer se divertir, ele pensa na responsabilidade. Funciona como as cordas de um violão, você de um lado, seu pai do outro. Os dois puxam e quanto mais esticado ficar, melhor o som. Só não vale brigar, nem ficar com raiva, nem desistir – a corda quebra e o som acaba.

Valorize esse lado do seu pai, valorize o seu lado também. Agradeça a Deus por ter um pai que não deixa você fazer “nada”, e aprenda a negociar. Converse com seu pai, apresente seus argumentos. Não pense que você vai ganhar todas, mas quanto mais confiança você passar, mais liberdade seu pai vai te dar. Lembre do que Deus disse Jonathan: “’Respeite o seu pai e a sua mãe, como eu, o seu Deus, estou ordenando, a fim de que você viva muito tempo, e tudo corra bem para você na terra que eu lhe estou dando.” Deuteronômio 5:16

Obrigado por ter perguntado. Se quiser continuar a conversa é só escrever


extraído de: www.livrodavida.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário